domingo, 27 de novembro de 2011

Guiné a Sorrir

Esta semana foi muito activa…ora de trabalho ora de social!

Ora pois bem trabalho…o trabalho vai correndo muito bem, MUITAS extracções que não posso dizer que sejam fáceis porque ou estão bem “agarradinhos” ou já estão destruídos e tem-se pouco apoio mas la que saiem, saiem! Já vou tendo várias consultas de limpeza e de controlo que é óptimo sinal…a boca jamais será esquecida YEI!
Vi coisas inacreditáveis no hospital…abcessos gigantes ao ponto dos doentes terem que ser internados e já ajudei a tratar da papelada do internamento e da medicação etc… giro (pelo menos para mim enquanto dentista porque ja eles estavam em sofrimento...)!Um deles andava pela clínica de mão dada comigo, desesperado não me largava. Hoje passei por lá ao fim da tarde para o visitar, está ligeiramente melhor e diz que ficou muito contente de me ver a entrar porque achou que me ia esquecer dele (queridooo!).

Esta semana percorri várias escolas. Foi tão bom a vários níveis…o principio da “conversa” é sempre olhada com desconfiança, pouco a vontade mas no fim já fazem mil perguntas, querem tirar fotografias e em vez de estar com eles os 30, 40 min previstos acabei por estar 1h ou mesmo 2h com cada turma. A prova esta em eu no princípio apresentar-me sempre e não é que no fim me perguntam o meu nome novamente, ou seja, no principio longe e vão-se aproximando…foram experiencias muito engraçadas! E estou a falar de turmas da pré primaria ao 11º ano e de três escolas diferentes, mas o impacto foi muito semelhante em todas :D
Também dei uma acção de sensibilização aos professores das Aldeias S.O.S que correu lindamente e também estavam super interessados!







Hoje, domingo, fui fazer um rastreio, começando sempre com uma pequena “aula” como dizem. Vi 44 bocas e respondi a 1001 perguntas, acredito mesmo que sou ouvida! Ufaaa ao menos aqui…haha xalaça!





Esta semana foi dedicada a conhecer alguns conterrâneos! O mundo é mesmo pequeno, um penico e assim sendo, o amigo conhece o amigo do amigo que esta na guine e aí está na hora de pegar no facebook e vamos “travar amizade” haha! E assim foi, conheci vários portugueses que estarão cá ao longo do ano o que é óptimo porque a minha trupa de voluntários da Casa Emanuel vai-se em Dezembro e é sempre bom sentir um apoio por aqui. O próximo f.d.s já vou passear por aí com um grupinho, está-me apetecer imenso vai ser mega!!

Claro está foi uma semana cheia de aventuras! Andar por aí de carrinha não é fácil, apesar de haver semáforos e faixas desenhadas no chão as regras de trânsito não são muito (ou nada!) postas em pratica, é uma risada, no princípio ainda andava tensa agora não, vamozimbora!
Sexta, jantar fora e vá daí e apanhamos um táxi. Tudo muito tranquilo ate que se vai a baixo…cade gasóleo?! Então, como estamos numa descida vou deixar o carro descair até à bomba…ok…mas amigooo que tal seguir o mesmo trajecto e não estarmos no meio da estrada com os carros a passarem a 200km/h…ah raios não chega á bomba…então vá fiquem aí que vou a correr buscar gasóleo…e nós na faixa do meio…como é obvio saímos do carro! Por fim achamos que estava tudo resolvido mas não ainda teve que se empurrar o carro para ele pegar e ainda íamos batendo para aí duas vezes porque…para quê travar?! Um carro põe-se à nossa frente vamos acelerar ainda mais e desviar é última da hora... chegamos brancas gélidas ao restaurante!

Já tenho um amigo taxista que me vai por e buscar aonde seja a que horas sejam…é o Domingos…um castiço sempre com o seu palito na boca!
Todas as viagens de toca toca com a grupeta fixe são uma risada, eu hoje ri tanto que pus o toca toca a rir e falar connosco! Perguntaram-me: voce ta contente?! "Sim..." voce é contente!!

2 comentários: