domingo, 6 de novembro de 2011

A entrar na rotina

Não não rebentei de inchada!! Haha ;)

Pois é e assim se passaram 3 semanas… 3 de semanas de aventuras, de trabalho, de risadas, de convívios, de pequenos azares, de boas e de más notícias.


Aventuras – esta semana tive em modo independente e fui para Quinhamel na carrinha do Mundo a Sorrir sozinha!!! Isto é, sem Fadul (motoristas do MAS) porque apanhamos sempre a Rosa, Eliane e Jessica pelo caminho. É sempre uma animação a viagem, são umas gralhas e muito bem dispostas, já a vinda é outro momento cómico porque vimos com a carrinha cheia de malta que trabalha em Quinhamel, pareço uma motorista de um toca toca so me falta gritar “Aeroporto” “100 Fran” “Na vai, Na vai”.
Duas tardes andei por Bissau sozinha! Sair do Orfanato andar 10 minutos para chegar à nacional 1 e apanhar um toca toca. Uma das tardes fui as Aldeias S.O.S onde darei umas acções de sensibilização e formação aos alunos de saúde pública, outra tarde fui ao Hospital 3 de Agosto para conhecer o departamento de estomatologia, apresentar-me e oferecer todas as ajudas que achassem necessárias, fui super bem recebida….esta boa recepção foi seguida de alguma preocupação minha pois é um consultório velho e com muito poucos recursos.

Trabalho – Continuo a fazer três manhãs no hospital da Casa Emanuel e duas manhãs em Quinhamel. Vai correndo tudo bem…umas extracções mais difíceis e demoradas, umas faltas de electricidade, uns estragos no compressor que não deixam terminar um tratamento…em Quinhamel vou ajudando no que posso, tirando algumas dúvidas, falando de alguns assuntos mais importantes. Gosto porque de facto sempre gostei de explicar e já que não dou explicações de matemática (saudades!) vou dando umas explicações de endodontia, dentisteria, perio…hein…quem diria?!eu a explicar medicina dentária?!hahaha!!
Ontem, 2 missionários, Flavia e Juan, e dois voluntários, Francisco e Mafalda (EU!), rumaram com destino a Brene, uma tabanca perto de Bissau. O Francisco fez duas formações de sensibilizaçao - HIV/SIDA e alimentação saudavel - e eu uma formaçao de saude oral e rastreio a 40 pessoas...foi uma mega manhã!
                                                Quinhamel
                                           
                               Acção de Sensibilização - Saúde Oral





Francisco - Alimentação

                                                                         Rastreio




Convívios e risadas vs más noticias – horas de almoço todos juntos, jantares de voluntários, sextas, sábados e domingos são sempre acompanhados de grande risos, são verdadeiros momentos de boa disposição o que equilibra com os momentos mais tristes que vivemos aqui, sejam de doentes do hospital que acabam por morrer, seja de mais uma criança abandonada ou das más noticias que vêm de casa…

Odeio estar longe quando recebo más noticias...apetece apanhar um voo, espalhar uns abraçoes e voltar...Não consigo fazer nada e isso irrita-me...

                                                Hora de Jantar!

                                                       Os quatro da vida airada

                                  Domingo - Dia de piscina



                                    Momento de pequeno atrofio







Pequeninos azares – depois te ter que recorrer a cortisona para desinchar os pés/pernas estas acabaram por voltar ao estado normal, só gordinhas!! A meio da semana senti uma grande dor na perna e lá era um novo inchaço mas desta vez a dor “apanhava-se-me” a perna toda…raios…outra vez?! Mas rápido rápido voltou ao estado normal…ufas! Uma das missionárias confessou-me que estavam muito preocupados comigo e até tinham rezado por mim…achei um apetite mesmo :D
Consegui partir os meus óculos…go girl!!
Episodio cómico…ou não tanto…cheguei a casa depois de um jantar com uns da Cooperação Portuguesa, embaixador e voluntários por volta da uma da manha e havia luz! Yei ;) estou eu na casa de banho a lavar a dentola quando a luz se vai…cade lanterna? Tinha deixado no quarto…o corredor esta escuro como breu, la fui eu ate ao quarto as apalpadelas, apanhei a lanterna e fui again para a casa de banho, a lanterna cai no chão e funde, voltar a fazer o caminho sem luz, tentar encontrar outra lanterna…enfim…quando me deitei por fim tive um ataque de riso!! Mais uma noite de sofrimento de calor ;)
No primeiro dia que peguei na carrinha a embraiagem tava toda frita, toca de telefonar ao Fadul que veio ter comingo à Casa Emanuel. A embraiagem ficou melhor o que me permitiu ir ate Quinhamel maaaaaas no sábado fomos fazer um rastreio a uma tabanca aqui ao pé e, à volta, ficamos pelo caminho, a embraiagem faleceu mesmo…damn it!

Boas noticias – MUDEI DE QUARTO!!! Esta mudança trouxe umas tantas alterações na minha vida hahaha ora pois bem: o novo quarto está do lado das arvores, ou seja, mais fresquinho, menos luz, ou sejaaaaa, dormir a noite toda e de seguida, aaaii estou tão bem!! A minha cama é de casal o que permite eu estar deitada com a companhia do computador para ver filmes e muito bem protegida pelo mosquiteiro logoooooooo menos picadelas.
Temos electricidade pública, ou seja, supostamente 24h de electricidade (era suposto mas nem todos os dias isto se realiza mas já é um optimo avanço!!)


                                      Para quem fez xalaças de eu vir 9 meses...
                o que tinha eu quando cheguei ao quarto novo????hahaha!!

"Estamos junto, tchau tchau"

1 comentário:

  1. Desculpa mas não posso deixar de fazer chalaça com o berço...lol...parece me que aqui a malta ainda vai ter razão...ahahahahah...Saudades boneca ;) beijinhos gdes gdes

    ResponderEliminar