quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exemplos


Tantos exemplos...exemplos que me fascinam, que me fazem questionar o sentido da vida, que me fazem pensar, pensar nao sei bem o e em quê.
Quando olho para tudo a minha volta fico com o pensamento a 1000% sem me conseguir focar muito bem, nem delinear um trajecto de pensamento. No fundo, não ha palavras para descrever pessoas que dedicam toda a sua vida aos outros, a ajudar.
Esta dedicação é feita de puro coração, com a máxima segurança de saberem que estao a fazer o certo, para elas e para o Mundo, é feita com uma ligeireza tal que me fazem perguntar: porque não somos todos assim? Seria um mundo tão melhor...
A Guiné-Bissau, alem de toda a ajuda que tem das cooperaçoes de vários paises, tem um apoio infinito de muitas missões. Missionários dedicados  100% a este pais, e se perguntarmos quando voltarão para o seu pais a resposta nunca é certa... Estão aqui por Deus mas principalmente por um povo. “Quando irão? Não sei, nao depende de mim...”
Dá gosto passar por varias missoes, por exemplo em Quinhamel, Cumura, Casa Emanuel, e ver que ha tanta “adesão” dos guineenses aos cuidados de saude (falo de saude porque é a minha área mas obviamente que trabalham noutras áreas). Eu desde que cheguei, que foi ha 7 meses, ja sinto um grande aumento da procura, portanto o que não tera crescido desde que começaram?! A saude neste pais é tao “negativa” mas, definitavamente, há luz no fim do tunel!


Ligar o computador e receber a noticia que a Guiné-Bissau é o 4º pais pior para ser mãe custa e preocupa mas tenho visto o cuidado de centenas de mulheres à espera de bebe em irem as consultas de controlo e isso é notavel e de facto é de louvar o trabalho de todos os Missionários, Freiras, Padres, enfermeiros e médicos destas missoes pois lutar contra certas praticas culturais não é de todo facil.
Este povo vive debaixo de muitos mitos, de muitas historias, de muitas regras, de uma cultura rigida e forte, qualquer pais as tem mas quando poem em risco a vida de um ser humano devem começar a ser postas de lado!
Acredito que passo a passo, quem esta ca a trabalhar, esta a conseguir faze-lo e de facto fazem um grande trabalho.

Considero-me uma felizarda por estar a ter esta experiencia, por de vez em quando, ir encontrando este pequenos Oasis, estas Missões, neste pequeno pais. Estes Oasis trazem melhoria de vida destas pessoas e mostram que se pode fazer a diferença!


Quando escrevi a palavra exemplo apareceram-me tantas historias à cabeça não so de missionários mas tambem alguns casos dos proprios guineenses.
Três rapazes que decidem construir uma escola numa zona onde não ha dinheiro para as crianças se deslcoarem a uma.
Uma mãe que contraria toda a envolvencia relativamente às crianças deficientes que devem ser mortas por trazerem o mal dentro delas, e cuida do seu filho que simplesmente nasceu diferente, mas que merece todo o carinho, amor e cuidados de saude.
Um jovem que se poe à frente de uma escola numa Tabanca no fim do mundo para as crianças terem toda a educação possivel.
Um rapaz que sai de casa aos 14 anos por não concordar com o rumo da sua familia relativamente aos actos culturais que toma. Dão-lhe casa e ele dedica-se aos estudos mas também trabalha, sendo um exemplo para muitos adultos.
Guineenses que trabalham em ONG´s.
Uma mãe, que apesar de lhe dizerem que a ajudam com os custos do internamento do filho no hospital, luta para conseguir arranjar algum dinheiro e nao se aproveitar da bondade de um alguem.
São tantos...


Enfim... todos os dias apanho uma estalada que me chama à realidade. E esta chapada tanto me é dado por este povo como pelos missionários e voluntários com que me vou encontrando!
Obrigada? Sim, definitavemente, obrigada por tudo o que me têm ensinado e mostrado!

Sem comentários:

Enviar um comentário