sábado, 14 de janeiro de 2012

E o trabalho continua

Quando penso que passaram 3 meses nem quero acreditar…Já ou ainda? Não me consigo decidir! Os dias parecem passar muito rápido, parece ser sempre sexta mas por outro lado parece que já estou cá há anos…Acho que é bom sinal, certo?!I hope so!

Por aqui continua tudo óptimo, este mês de Dezembro e princípio de Janeiro foram atípicos mas assim o seriam também se estivesse em Lisboa, é altura das “festas” como se costuma dizer. Aqui o dia 24/25 de Dezembro, 31/1 Dezembro e 6 de Janeiro foram vividos intensamente!

A passagem do ano mais uma vez teve toda uma organização por trás para se conseguir realizar o jantar e a meia-noite. O dia foi passado a juntar mesas, a carregar cadeiras, a tentar realizar um filme em que todo acenavam para câmara como quem diz “Adeus 2011, Olá 2012” e por fim a organizar um casamento. Haha é verdade houve aqui um casamento de dois Amigos da Casa Emanuel, que já estavam juntos há algum tempo mas queriam fazer uma pequena celebração por aqui.
Foi um jantar bem divertido, o momento do filme e de performances das crianças a dançarem e cantarem também foi óptimo, houve todo um momento de emoção no corte do bolo dos noivos (aiii que emoção! Até aqui sou perseguida por casamentos hahaha! Além de que me estão sempre a perguntar és casada?!grrrr não sou, MAS SEREI!).À meia noite houve champanhe, momento de abraços e beijinhos, momento de fotografias enfim… BOM 2012!! Estava taaaaaaaanto frio, tive a noite toda de polar e lá para a uma estava tudo a retirar-se porque estava simplesmente insuportável, acho que chegamos aos 15º… uiiii ca frio!






Os missionários e aqui a boa da voluntária resolveram dar algum sentido ao dia 6 de Janeiro. Foram feitas 150 coroas de papel, feitos 150 saquinhos com um chupa, um chocolate e umas bolachas e foi treinado e realizado um teatro de fantoches. No teatro eu era a única que era “humana”, fui a narradora através de um principio dinâmico onde o boneco me chamava “Tia Mafalda, Tia Mafalda”, falávamos um bocado e ai eu começava a contar a historia do dia dos reis enquanto os missionários”fantochavam”. Foi mega divertido e acho mesmo que correu muito bem.




A partir desta iniciativa e de outras ideias que fomos recolhendo, percebemos que podíamos ajudar mais no orfanato, fazer coisas dinâmicas ou mesmo ir só dar um abraço de boa noite a cada um. Há uns dias que correm melhor que outros mas vamos conseguir chegar lá, vamos conseguir que à noite estejam mais calmos e que uma vez ou outra tenham uma actividade diferente!
O dia 6, culminou com a chegada de um computador novo para a minha pessoa. A mãe não existe mesmo. Ora pois entao, o meu teclado estragado tinha que andar com um ligado por USB, o carregador foi emprestado pela Marcela alem de que a bateria dura 30 min e sempre com disco externo porque já não tinha espaço e tinha que andar com isto tudo atrás e para adiante para ir para o sitio onde tinha internet, um dia o computador deixou de funcionar e a mãe sentiu pena ou por outro, a ideia do meu computador pifar mesmo e estar sem falar comigo seis meses assustou-a…é impressionante não consegue viver sem mim! Então olha vai daí e manda um computador novo, é taao giro, mas por enquanto ainda funciono mais com o antigo, estou a acabar os últimos cartuchos! Obrigada Mãe, és tão linda e apetitosa :P

Na altura de férias as escolas ficaram em stand by, portanto foram manhas de trabalho, algumas tardes também acabei por dar consultas e ainda tentem criar uma câmara escura para revelar radiografias… mas… sem efeito, precisava de uma luz especial mas ainda não conseguimos encontrar. Estou à espera da caixa de revelação que nos vão mandar YEEEIII!

Com o terminar das ferias comecei um novo projecto de parceria com a cooperação portuguesa ao nível da educação. Já dei formação aos 17 dinamizadores de actividades das 17 escolas com que a cooperação trabalha e já fui a uma escola. Fiz duas formações na escola: a primeira a adultos, como, professores, pais, encarregados de educação e funcionários e a segunda as crianças e jovens da escola, 2 ou 3 de cada turma com o objectivo de transmitirem aos colegas. Os professores ficaram super agradecidos…ai como eu gosto de dar estas formações! Vibro imenso, fico super empolgada a explicar tudo e na parte dos conselhos ainda mais pois aproveito sempre para falar de pontos dirigidos para a saúde no geral como por exemplo alimentação (aqui têm a tensão taaaao alta, tanto sal e caldos, tando açúcar) e vou tentando mudar alguns hábitos, passo a passo acredito que podemos fazer a diferença!

                           Formaçoes aos dinamizadores das escolas



                                          1ª Escola desta nova Jornada - Adultos


        
                                          Crianças e Jovens



A Escola



Por aqui, o nosso andar de voluntários esta carregadinho de malta, os quartos estão todos ocupados, somos 10, como devem calcular é um filme para utilizar a casa de banho de manha haha! Apesar de eu gostar muito do meu cantinho, calminho até é giro, ora Portugal, ora Costa Rica, ora Argentina, estou a ficar uma croma em espanhol. Não falo, mas percebo bem e estou a falar de espanhol de diferentes países hein?! Croma mesmo ;) Ate já vejo desenhos animados em espanhol ou filmes com legendas espanholas, yeeii mais uma coisa para o CV!

O meu vício pelo chocolate não acabou e já descobri aqui uns bombons e umas bolachas optimas aiii sou tão feliz! Maaaas no outro dia tive o meu auge, ora pois bem, fui a casa da Ana e do pastor Carlos entregar uns filmes e buscar outros, e eles deram-me barrinhas kinder e Happy Hipo também da Kinder…uuuiiiii que sonho, que subida ao céu, por momentos senti-me em casa, na minha casa de Lisboa, no meu sofá a ver filmes e comer Kindeeer! Quem quiser fazer uma surpresa, ser querido pode-me mandar uma encomenda de kinder ;)

1 comentário:

  1. oh Professora, bom ANOooooooooooooooooooooooo!!! Só agora reu sei, mas não foi por falta de pensamento lindo p'ra voçê! Saudadinhas que apertam. kissies!

    ResponderEliminar