quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cenas diversas ;)

1ª Tempestade

1ª Sessão de Cinema (na mão tenho um chocolate em forma de carro...optima descoberta)

1º Penteado

Orfanato


Em modo Professora - Quinhamel

Odisseia dos pés continua Mafalda "A Chubby"




Sacanas dos mosquitos até ao dedo mindinho foram...

domingo, 23 de outubro de 2011

1ª Semana

Que estranho…uma semana?Só? Parece que estou cá há imenso tempo! Acho que todo o ambiente no orfanato me faz sentir mega confortável. Estou rodeada de missionários e voluntários fantásticos, a comida é sempre óptima (quem achou que eu iria perder 5 kgs como em S. Tomé…engane-se!), electricidade das 8 às 13 e das 15 às 23 (e f.d.s até a meia noite), água e internet seguem o mesmo horário da electricidade, e por último, rodeada de 150 crianças de todas as idades que dão sempre uma pitada de vida e alegria aos nossos dias! Aaaaaaaah é verdade, como eu tenho a mesma profissão que a directora da Casa Emanuel, trabalhamos no ÚNICO gabinete que tem ar condicionado hehe! E o gerador só pára de trabalhar quando nós acabamos as consultas. Estou de facto bem…vá…muito bem ;)

Quatro das manhãs desta semana foram passadas no consultório da Casa Emanuel que tem duas cadeiras. As 8h pico o ponto! Duas manhas trabalhei com a “mummy” (não mãe, não a troquei por ninguém, mas é como tratam a Irmã Isabel), quarta com uma dentista guineense e quinta sozinha. Fiz para aí 20 extracções (houve uma boquinha que ficou sem sete dentes…enganem-me 6 vezes ate que acertei no dente…hahaha brincadeirinha!), algumas restaurações e limpezas. Gostei imenso mesmo, o único senão foi a comunicação, que de facto nunca pensei que fosse um problema mas logo na segunda tive uns quantos doentes que só falavam crioulo e eu: oi?! Ao longo da semana fui aprendendo as frases mais importantes numa consulta e já consigo perceber e dizer algumas coisas…ou seja, estou-me a integrar (com a ajuda das assistentes e dos miúdos mais velhos do orfanato que me vão dando umas lições…muito queridos mesmo!). A manhã de sexta foi passada em Quinhamel numa missão católica, que também tem consultório de medicina dentária. Encontrei a Irmã Catarina, médica dentista e 5 futuros dentistas que têm tido formação com um Italiano. Vão ter exame a meio de Novembro e até lá, duas manhãs por semana tiro dúvidas, ajudo nos tratamentos e falamos da matéria que sairá no exame (tenho de ir estudar!!)





Caminho para Quinhamel






Os missionários e os voluntários almoçam todos juntos no refeitório do hospital e é uma animação! É divertido observar a mesa enorme cheia de pessoas diferentes, de pontas do globo opostas (Argentina, Costa Rica, Espanha, Portugal, Guiné, Brasil, Estados Unidos) e no fim estamos todos ali pelo mesmo fim. Gosto!

As tardes foram passadas na embaixada e na casa Emanuel.
Uma tarde assisti a uma formação sobre tratamento dos alimentos dada por uma voluntaria às cozinheiras da casa. Outra, tive a ajudar uma professora da 1ª classe a dar uma aula sobre higiene onde entrei em força na saúde oral! Esta aula culminou com a professora a lavar-lhes a cabeça e os pequenotes a lavarem os dentes com uma escova dada pela própria escola.





O jantar é sempre na casinha dos voluntários, pois o refeitório fecha as 18h30 mas não nos podemos esquecer de levar o tupperware para a Samira ou Segunda porem a janta e depois irmos busca-lo!

O primeiro domingo serviu para por os sonos em dia e à tarde fui convidada pelos miúdos mais velhos para ir com eles a um ensaio para a gravação de um cd. Andei no toca-toca (transporte publico de ca). Acabou por não haver ensaio mas ficamos na rua a cantar e a falar.

Os f.d.s normalmente começam à sexta com saída para ir jantar a qualquer lado!
Esta sexta fomos a um concerto de um artista famoso guineense. Foi espectacular, não sei se ele canta bem ou não, mas a energia positiva que vinha do palco é algo inexplicável. Dei por mim a contrariar o querer levantar-me e pôr-me a dançar ali no meio (mas houve quem o fizesse!).



Sábado de manhã fomos passear e acabamos em Bula, um mercado enorme, cheio de gente, imersos em cores e cheiros diferentes. Á tarde houve festa no orfanato para crianças que tinham feito anos em Setembro e Outubro, havia balões, sumo, pães, chocolates, rebuçados, jogos, enfim uma festa de crianças…não havia uma que não tivesse um sorrisão na cara. Apetecia-me pegar na festa e leva-la a cada criança da Guiné.







Hoje, domingo, acordar as 9 para as 9.30 irmos passar o dia a uma piscina pública! Escaldão!!

Mas como nada na vida é um mar de rosa ora pois vão aqui as coisas que me correram mal! Xalaça claro que está a correr tudo bem e nem os azares me deitaram a baixo ;)
Fui gamada! Ou num aeroporto ou noutro, abriram-me a mala e tiraram dinheiro. Eu sei que não devia ter dinheiro na mala, mas na mochila já levava computador, 1001 outras tecnologias, + dinheiro e um RX portátil caríssimo achei por bem dividir…WRONG!
Cheguei cá e percebi que só daí a um mês é que iria receber os caixotes que o Mundo a Sorrir me pedira com roupa e material para mandarem num contentor …achei que já iriam estar cá ou seja, roupa só partes de cima porque calções e calças estão todas no contentor. Nos caixotes do contentor vem tudo o que é de higiene mas não vá haver um azar vou tirar umas coisinhas para fora: champô, gel de banho, desodorizante, boa, que inteligente…or not! E vez de champô trouxe amaciador...raios!
Mosquitos!!!!!tou com as pernas feitas num oito, com e sem mosquiteiro, com e sem repelente…já não sei que fazer!
E por ultimo: o calor! 35 Graus com uma percentagem elevadíssima de humidade…durante o dia ainda é tolerável pois tomam-se 3 banhos por dia mas a noite é simplesmente insuportável principalmente no quarto quando a electricidade se vai e leva com ela a minha querida ventoinha. Não consigo durmir 1h seguida…tadinha de mim!





Nota: A casa Emanuel tem um orfanato, uma escola e um hospital



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

E que comece a aventura

Despedidas tratadas, comecei eu a galgar o aeroporto rumo á gate 43A com a minha mochila e RX portatil. Era longe para xuxu...tava cansada mas muito electrica, parecia uma menina pequenina à espera do Natal. Olhei para todo o lado com se fosse a primeira vez, cheguei, pus-me na fila e as borboletas no estomago estavam frenéticas "calma miuda!".


Ui estava em executiva que bom! Maaaaaaaaas...e porque estava eu em executiva?! Porque tenho conhecimentos na TAP (hahaha obrigada Leonor)! "É a Mafalda Barros?O Comandante manda-lhe os cumprimentos e os desejos de uma boa viagem! - Quando for possível gostaria de agradecer ao Comandante por favor". Bem dito, bem feito, estava a acabar o jantar quando me dão a oportunidade de ir ao cockpit...5 min?Não!O voo todo. Foi espectacular mesmo. Falei imenso com eles, perguntei mil botoes (la ta mais uma vez em modo criança!) e ainda mais espectacular foi ver trovoada de cima. Portanto, um optimo voo!

A chegada foi com a habitual sensação de cola, humidade quase a 100%, mas nisso ja tava mais ou menos treinada de são tome.
Tratar do papel para puder entrar até que mal saio de uma porta um gaiato vem a correr perguntar-me "Casa Emanuel?" e eu com um misto de sensação de tranquilidade e de desconfiança não consegui responder muito convictamente, mas era mesmo enviado da casa para onde eu iria.
Ao fim de algum tempo à espera das malas saimos e tinha à minha espera duas sorridentes caras , Flávia e Juan, missionários da Casa Emanuel, que me receberam com um abraço e me levaram ate a carrinha que nos traria.
Chegada ao quarto lá para as 3.30 sem electricidade. Quarto enorme optimo. Precisava de um banho?! Azar, não sei onde tão as toalhas e já esta tudo a dormir. Xixi cama!

Primeira impressão – que bom voltar a África!! Estava feliz :D

 Quarto
 Sei que não estou no meu melhor mas é o momento da minha chegada ao quarto!
 Cozinha do anexo dos voluntários e missionários
 Casas de banho
Corredor com 7 quartos

Despedida

Obrigada por terem ido ao aeroporto!!!
Beijinho para aqui beijinho para acolá, o avião atrasa-se 40 minutos...olaahhh e agora?!Os nervos apertarem...Bazou tudo e Mãe, Leonor prima e eu fomos comer uma sopinha para o relax. Soube bem ;)

 "Mafalda pareces uma professora de ginastica!" "Mafalda dobre as mangas da t-shirt para ter um ar mais arranjadinho!"



Adeus mummy!!!

Última semana em Lisboa

Confesso que reaceava a última semana, achei que ia pôr em questão a minha decisão…no fundo vacilar. Mas não, foram tais os "afazeres" que não houve muito tempo para pensar!

Ora pois então, foi festa de despedida para organizar e concretizar. Sempre fiquei nervosa com “eventos” organizados por mim…tumba despedida para organizar mas no fundo acho que correu muito bem, consegui juntar várias pessoas importantes nos diferentes campos da minha vida... Obrigada por terem ido!!!!
Nessa noite tive a certeza que tinha tomado a decisão certa!

A semana ainda estava no principio. Havia o berbicacho das malas/peso para resolver.
Primeiramente era suposto eu levar 10 kg meus e 30 kg de material mas no ultimo dia soube que poderia levar os 46 kg + 40 kg extra...e agora?!Tinha de aproveitar aquele peso! Na sexta, dia da partida, ir ao montijo buscar material que tinham enviado do Porto...ah raios são so 7 kg, vamozimbora comprar mais material. Enfim, no fim, acabei com um caixote gigante cheio de material comprado nesse dia e dado por varias pessoas (OBRIGADA!), e duas malas ora com sapatos, roupa ora com mil remédios ora com livros...bagagem para 9 meses!