domingo, 23 de outubro de 2011

1ª Semana

Que estranho…uma semana?Só? Parece que estou cá há imenso tempo! Acho que todo o ambiente no orfanato me faz sentir mega confortável. Estou rodeada de missionários e voluntários fantásticos, a comida é sempre óptima (quem achou que eu iria perder 5 kgs como em S. Tomé…engane-se!), electricidade das 8 às 13 e das 15 às 23 (e f.d.s até a meia noite), água e internet seguem o mesmo horário da electricidade, e por último, rodeada de 150 crianças de todas as idades que dão sempre uma pitada de vida e alegria aos nossos dias! Aaaaaaaah é verdade, como eu tenho a mesma profissão que a directora da Casa Emanuel, trabalhamos no ÚNICO gabinete que tem ar condicionado hehe! E o gerador só pára de trabalhar quando nós acabamos as consultas. Estou de facto bem…vá…muito bem ;)

Quatro das manhãs desta semana foram passadas no consultório da Casa Emanuel que tem duas cadeiras. As 8h pico o ponto! Duas manhas trabalhei com a “mummy” (não mãe, não a troquei por ninguém, mas é como tratam a Irmã Isabel), quarta com uma dentista guineense e quinta sozinha. Fiz para aí 20 extracções (houve uma boquinha que ficou sem sete dentes…enganem-me 6 vezes ate que acertei no dente…hahaha brincadeirinha!), algumas restaurações e limpezas. Gostei imenso mesmo, o único senão foi a comunicação, que de facto nunca pensei que fosse um problema mas logo na segunda tive uns quantos doentes que só falavam crioulo e eu: oi?! Ao longo da semana fui aprendendo as frases mais importantes numa consulta e já consigo perceber e dizer algumas coisas…ou seja, estou-me a integrar (com a ajuda das assistentes e dos miúdos mais velhos do orfanato que me vão dando umas lições…muito queridos mesmo!). A manhã de sexta foi passada em Quinhamel numa missão católica, que também tem consultório de medicina dentária. Encontrei a Irmã Catarina, médica dentista e 5 futuros dentistas que têm tido formação com um Italiano. Vão ter exame a meio de Novembro e até lá, duas manhãs por semana tiro dúvidas, ajudo nos tratamentos e falamos da matéria que sairá no exame (tenho de ir estudar!!)





Caminho para Quinhamel






Os missionários e os voluntários almoçam todos juntos no refeitório do hospital e é uma animação! É divertido observar a mesa enorme cheia de pessoas diferentes, de pontas do globo opostas (Argentina, Costa Rica, Espanha, Portugal, Guiné, Brasil, Estados Unidos) e no fim estamos todos ali pelo mesmo fim. Gosto!

As tardes foram passadas na embaixada e na casa Emanuel.
Uma tarde assisti a uma formação sobre tratamento dos alimentos dada por uma voluntaria às cozinheiras da casa. Outra, tive a ajudar uma professora da 1ª classe a dar uma aula sobre higiene onde entrei em força na saúde oral! Esta aula culminou com a professora a lavar-lhes a cabeça e os pequenotes a lavarem os dentes com uma escova dada pela própria escola.





O jantar é sempre na casinha dos voluntários, pois o refeitório fecha as 18h30 mas não nos podemos esquecer de levar o tupperware para a Samira ou Segunda porem a janta e depois irmos busca-lo!

O primeiro domingo serviu para por os sonos em dia e à tarde fui convidada pelos miúdos mais velhos para ir com eles a um ensaio para a gravação de um cd. Andei no toca-toca (transporte publico de ca). Acabou por não haver ensaio mas ficamos na rua a cantar e a falar.

Os f.d.s normalmente começam à sexta com saída para ir jantar a qualquer lado!
Esta sexta fomos a um concerto de um artista famoso guineense. Foi espectacular, não sei se ele canta bem ou não, mas a energia positiva que vinha do palco é algo inexplicável. Dei por mim a contrariar o querer levantar-me e pôr-me a dançar ali no meio (mas houve quem o fizesse!).



Sábado de manhã fomos passear e acabamos em Bula, um mercado enorme, cheio de gente, imersos em cores e cheiros diferentes. Á tarde houve festa no orfanato para crianças que tinham feito anos em Setembro e Outubro, havia balões, sumo, pães, chocolates, rebuçados, jogos, enfim uma festa de crianças…não havia uma que não tivesse um sorrisão na cara. Apetecia-me pegar na festa e leva-la a cada criança da Guiné.







Hoje, domingo, acordar as 9 para as 9.30 irmos passar o dia a uma piscina pública! Escaldão!!

Mas como nada na vida é um mar de rosa ora pois vão aqui as coisas que me correram mal! Xalaça claro que está a correr tudo bem e nem os azares me deitaram a baixo ;)
Fui gamada! Ou num aeroporto ou noutro, abriram-me a mala e tiraram dinheiro. Eu sei que não devia ter dinheiro na mala, mas na mochila já levava computador, 1001 outras tecnologias, + dinheiro e um RX portátil caríssimo achei por bem dividir…WRONG!
Cheguei cá e percebi que só daí a um mês é que iria receber os caixotes que o Mundo a Sorrir me pedira com roupa e material para mandarem num contentor …achei que já iriam estar cá ou seja, roupa só partes de cima porque calções e calças estão todas no contentor. Nos caixotes do contentor vem tudo o que é de higiene mas não vá haver um azar vou tirar umas coisinhas para fora: champô, gel de banho, desodorizante, boa, que inteligente…or not! E vez de champô trouxe amaciador...raios!
Mosquitos!!!!!tou com as pernas feitas num oito, com e sem mosquiteiro, com e sem repelente…já não sei que fazer!
E por ultimo: o calor! 35 Graus com uma percentagem elevadíssima de humidade…durante o dia ainda é tolerável pois tomam-se 3 banhos por dia mas a noite é simplesmente insuportável principalmente no quarto quando a electricidade se vai e leva com ela a minha querida ventoinha. Não consigo durmir 1h seguida…tadinha de mim!





Nota: A casa Emanuel tem um orfanato, uma escola e um hospital



3 comentários:

  1. ahhhhhhh...como direiiii...ja percebi q vc anda toda contente!!!ainda bem!!!
    tou a ver que a colega vem daí com um mega doutoramento em cirurgia!!!!!!!

    tao esperata q a menina foi com o dinheiro na mala...tenrrinhaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

    aproveita ai ao maximo mafas q estamos ca a tua espera, entretanto esperamos noticias smp q possivel!!!!

    beijinhos e continuaçao de tudo de bom!!!

    ResponderEliminar
  2. Que bom que é ler tantas notícias Mafalda! Ainda bem que está tudo a correr bem, aliás muito bem, tirando as picadas e o mistério do dinheiro desaparecido da mala! Um grande beijinho ;)

    ResponderEliminar
  3. Lavar a cabeça com sabonete nunca fez mal a ninguém! E se for local dever ser com ervas ---- muito trendy hihihihihihi) Picadas: pôr outra fonte de calor ao pé pode ajudar, já que as melgas têm uns "sensores" de calor (tipo olhos infra-vermelhos) e é por eles que se guiam para nos picar (algo assim). Quanto ao resto, parece magia! Beijinhos da IÁ.

    ResponderEliminar