segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Egoísmo

Durante a minha busca incessante de alguém com filmes pela Guiné lá encontrei uma missionária com um armário carregadinho de filmes…yei! Tirei uns quantos que queria ver há muito tempo ou simplesmente porque que me chamaram atenção pelo nome.
O segundo filme eleito para ver foi o Avatar. Ouvi falar, obviamente, mas sinceramente não sabia do que se tratava…Wow… Ora bem, havia aquele objectivo de encontrar o material XPTO e se para isso é preciso destruir um povo, um lar, vamozimbora…mas que raio…será que a vida não é  um bem muito mais importante? Será que para uns serem felizes outros têm de ser infelizes? E quando atingem os objectivos será que alcançam de facto a felicidade na sua plenitude?
Durante toda a semana fui invadida por um sentimento de revolta…revolta contra o homem…revolta contra o egoísmo do homem. Provavelmente teve a ver com o filme e quiçá com o aproximar do Natal, mas porque não me deu para um mega espírito natalicio e deu-me para questionar as motivações e o percurso do Homem? Não sei…
A minha cabeça andou a mil sempre com a palavra egoísmo na cabeça e percebi que de facto tudo no mundo gira à volta da vontade do homem. O homem quer isto, o homem quer aquilo e não se olham a meios para se atingir os fins esquecendo que no caminho podem sair pessoas magoadas física e psicologicamente, vidas mudadas ou mesmo perdidas…simplesmente importa o próprio umbigo! O homem está a destruir-se a ele próprio e não há maneira de parar isso…ou será que há?!

Obvio que não há um mundo perfeito, em pura harmonia mas é preciso estar-se em constante conflito? É preciso ser-se EU, EU, EU? Nós fomos feitos para vivermos com o outro e essa ligação tem que ser tranquila, tem de ser de cumplicidade, de amizade, temos de conseguir chegar ao fim do dia de consciência limpa, cada um de nós é importante e tem de deixar a sua marca no mundo mas vamos deixar uma marca por termos sido bons amigos, por termos sido bons filhos, bons companheiros, bons profissionais, bons desconhecidos, não é preciso termos que aparecer nos livros escolares de historia por termos feito algo grandioso mas que trouxe destruição.
Não estou em modo hippie e "peace and love", sei perfeitamente que o Homem é um ser em constante busca e para isso são precisos alguns sacrifícios mas temos de olhar mais para o outro.
Quando falo em egoísmo englobo os mais pequenos gestos, não falo só de “guerras”…
Falo de cada um de nós, de mim e de ti, que no outro dia não fizemos aquele telefonema porque não nos apeteceu, que dormimos mal e por isso não desejamos bom dia a ninguém, que nos sentamos a mesa e ficamos a olhar para o próprio prato sem perceber o que se passa à volta, que não temos tempo para um café com um amigo de anos, que não fomos visitar alguém que precisava de nós, que não demos a mão proque estavamos demasiado cansados… Temos de nos saber aproveitar, eu preciso de ti e tu precisas de mim, vamos criar e lutar por ter relações firmes, tranquilas, saudáves!

O Mundo esta em crise económica não vamos deixar que os valores também entrem em crise!!

Estamos no Natal, óptima altura para se estar com o outro, para nos darmos, para falarmos e cantarmos, passearmos e abraçarmo-nos! HoHoHo

P.S. - Já agora, adorei o filme! Achei o filme super bem conseguido e com infinitas mensagens… Acho que ja toda agente viu mas quem não viu, veja ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário