quinta-feira, 12 de abril de 2012

Gambia

Porque a Gambia? Não sei! A Nuria tinha este desejo de ir e nos, Sara e eu, alinhamos! E porque não ir no f.d.s de Pascoa onde poderiamos apanhar  a sexta-feira Santa e so faltariamos a um dia de trabalho? Perfeito!

Tinhamos de fazer o visto, perceber bem para onde iriamos, pedir algumas directizes e estavamos prontas porque vontade não nos faltava!
Na sexta acordamos as 5.30 (auch!), aprontamo-nos, fizemos a merenda e as 6 estavamos prontas à espera do nosso amigo Domingos que nos levaria à paragem dos transportes para Ziguinchor (Senegal) – ou sete place (carrinha) ou candonga (uma vanete).
O Sr Domingos apesar de ter recebido um telefonema meu às 5.30 so apareceu as 6.40... a minha paciencia para pessoas não pontuais é pouca, muito pouca mas pronto pagamos-lhe menos e passou haha que maldade, mas tinha mesmo de ser.
Chegamos à paragem e fomos invadidas por homens a quererem-nos chamar para o seu meio de transporte, entre algumas indecisoes la decidimos ir de candonga que apesar de possivelmente demorar mais alguma tempo era mais barato e mais comodo.

Apesar de algumas paragens para controlo, a viagem foi muito tranquila, fez-se muito bem ate Ziguinchor, onde teriamos de apanhar novo transporte. Nova confusao, novas indecisoes e por fim uma rapariga que nos ajudou a tomas uma decisão e a não sermos “xuladas” e sim a pagarmos a quantia certa. Entramos numa 7 place (tipo carrinha Citroen antiga baixa) e mandaram-nos para os bancos do fundo, onde tinhamos as pernas completamente encavalitadas e os joelhos so nao nos batia na cara porque tinhamos as mochilas no entretanto, as janelas era protegidas por um pano preto, ou seja, parecia uma carrinha mortuaria e nos seriamos as mortas e para ajudar à festa o Senegal é perito em paragens e controlos obrigando-nos a sair para ai 10 vezes em todo o trajecto, acção nada facil, quase que saiamos a rebolar! Haha ja não havia posição e ja nem tinhamos vontade de rir... Grave!!! E nem havia um espacinho para vermos a vista, o caminho, para apanhar ar, sei la...nada!
Chegadas à fronteira do Senegal, depois de vistorias etc era altura para trocar dinheiro...uuiii nao fizemos contas e estavamos tao cansadas que essas mesmas contas pareciam-nos impossiveis de realizar. Depois de milhares de homens a nossa volta, do motorista ter começado a andar com o carro sem nos la dentro era hora de nos despachamos... no carro feitas as contas tinhamos sido “roubadas” eu em 3 euros e a Sara em 25 €... Uns metros à frente na fronteira da Gambia, depois de mais um controlo, um rapaz chega-se a nos a fazer conversa beca beca e eu fula digo que não, não estamos nada bem, que acabamos de ser assaltadas, ele fica boqueaberto e estava pronto para ir reaver o dinheiro. A Sara ja nao estava nem ai, mas eu e Nuria queriamos voltar para tras com a ajuda de Buba, e assim foi, ele chamou um amigo que pegou no seu carro, em nos e la fomos. Perguntaram-nos se reconheceriamos o rapazito, mas o mais provavel seria que nao... Encontramos o que me tinha trocado que rapidamente me deu o dinheiro enquanto Buba corria as casas a procura do outro com ajuda de mais uns capangas, descobrem o pequenote que se poe a milhas e decidem entre todos dar o dinheiro que faltava... olahhh!!! Pois, se foi teatro ou se realmente eles estavam chateados com a situação nao sei mas o dinheiro ja ca cantava e agora sim vamozimbora para o nosso hotel!
Apanhamos uma nova sete place que nos deixaria numa paragem onde teriamos de apanhar outro transporte mas como a sorte nos começou a sorrir o senhor foi deixando as pessoas pelo caminho e levou-nos ao nosso destino, nao fazia ideia onde era, fomos ter a mil hoteis, sempre a ver o mar “ali mesmo ao fundo” mas nunca era o nosso Golden Beach Hotel, raios...depois de uma hora la encontramos!! E que surpresa, tinha optimo aspecto mesmo!
Mal pomos um pé, pedem-nos mais 20 dolares pela cama a mais, ao qual eu com o meu mega ingles respondi, indignadissima com a recepção, que ja tinhamos feito o pagamento pela internet e que ja tinhamos pago pela cama extra e que era bom que a coisa ficasse por ali, que ja estavamos podres, se nao, iamos embora. No entretanto, chega um grupo de portugueses que eu conhecia da cooperação portuguesa haha que coicidencia, na Gambia e no mesmo hotel? Que graça!
No fim de tudo, chegamos ao nosso quarto! Que bom aspecto, que confortavel, tinha coisas que ha algum tempo não via, televisao, sofas e...oi...como é que não me lembrei disto?? Tera agua quente?! Fui a correr a casa de banho e encontro uma grande banheira, com um mega chuveiro e...AGUA QUENTE!All right :D
Abrindo a porta de tras, tinhamos a nossa espera um jardim interrompido por uma piscina e como cenário a praia... que paraiso! Tinhamos so reservado uma noite mas era certo que iriamos ficar ali as 3 noites.







Foram dias de praia, piscina, conversas, longos sonos, leituras, fotografias, gargalhadas, jantares com o resto da malta...enfim umas verdadeiras férias!
Eu fazia questao de ficar com aquele friozinho de fim de tarde de praia para depois me meter no banho de agura quente...e isso custou-me uma gripe de 2 dias de cama, mas valeu TAAANTO a pena!
Uma tarde fomos passear acabando num mercado mas que era igualinho aos de Bissau e outra tarde elas foram a um parque natural mas eu estavada entreleçada no meu livro e fiquei na piscina a ler, quase que choveu mas soube-me a mel!










Um certo dia xalalaa o que encontramos??! Macacos à porta do nosso quarto!! Amazing!



Para voltar combinamos com o motorista que nos tinha ido buscar, para estar as 10 no hotel e não é que estava mesmo? Brutal!
Na fronteira encontramos outro grupo de 8 ora portugueses, ora espanhois, ora americamos e ficamos os 11 juntos na odisseia que seria a volta. Viemos numas camioneta á pilha ate Ziguinchor a para aí 40 km/h mas sempre deu para ver a vista, falar, ouvir musica, tirar fotografias que á vinda não tinhamos tido oportunidade... e depois apanhamos uma carrinha grande que deu para nos e mais 3 pessoas e fez-se a viagem muito bem, com muito menos paragens, ja com uns espirros à baila e tal mas muito tranquila ate que chegamos a Hafia, ao nosso bairro!

















Viagem optima, praia que parecia a costa da caparica, piscina muito buena e companhia 5 estrelas


Nota: tudo o que ouvirem soubre Gambia ser um pais de puro turismo sexual (desculpem a frontalidade mas é assim mesmo) é verdade! Nos os primeiros dois dias fomos jantar fora mas o ultimo as tantas ja nao fizemos questão... brancos/brancas mais velhos/velhas à procura de novinhas/novinhos mas descaradamente... chocava um bocado... não rende acabar neste desespero...acho!

Sem comentários:

Enviar um comentário