sábado, 3 de março de 2012

Companhia portuguesa e de trabalho

Ora pois bem, pegando desde a ultima vez que escrevi...

A gripe com que estava quando escrevi deu lugar a umas anginas  cheias de poder que me deixaram de cama, portanto se ja me estava a custar não estar em Lisboa para viver as boas novidades todas juntou-se o factor de estar doente e estar a precisar de miminhos, no que resultou? Num ataque de saudades!  
Durante este ataque de saudades decidi colocar no facebook, o que é raro, que estava com saudades e mostrar que “malta penso em voces e sinto falta de casa” e tive imensas mensagens queridas, foi muito engraçado e optimo apesar de nestes 4 meses nunca ter deixado de sentir apoio tanto de Portugal como daqui! Mas mesmo assim muito obrigada ;)

Na quarta, depois de ter estado meia K.O tive que rumar ao aeroporto com o Juan, para ir buscar as higienistas. So tinha visto a fotografia da Susana no facebook mas mesmo assim foi so a de prefil mas foi facil de reconhecer: estavam afundadas em mil caixotes todos com mega autocolantes do Mundo a Sorrir. Coitadinhas vinham com um ar desesperado e foram das ultimas mas chegaram sas e salvas e com o material todo...hehe “manga di material”!
Como é obvio foi optimo receber conterraneos e ainda para mais para me darem um mãozinha por aqui.
Deram optimo apoio no orfanato e na escola da Casa Emanuel. No orfanato organizaram as escovas de dentes da pequenada, falaram com as cuidadores e ainda dedicaram algumas tardes a por selantes e fluor a algumas crianças. Na escola fizeram acções de sensibilização às turmas que eu ainda não tinhe feito.
No primeiro sabado delas, “aproveitei-as” e como tinham trazido muitas escova, fomos continuar o trabalho que tinha sido feito na escolinha do Bairro de Afia. Entregamos escovas e elas ensinaram a tecnica de escovagem, enquanto eu catarolava com eles. Esta actividade correu muito bem e considero mesmo que foi mega!!!


















De resto foi dificil fazer actividades fora  pois as escolas estiveram/estão de greve e ainda estiveram de férias do Carnaval (1 semana), ficando 5 dias sem se puder circular.
Eu fui aproveitando para fazer uma avaliaçao destes 4,5 meses, do que posso fazer nos proximos 4, de organizar burocracias, enfim no fundo precisava de um tempo para parar e analisar!
Recebi a caixa para revelar os rx e ja tive arranjar um bom spot para a por no nosso pequeno consultorio.

As duas semanas delas por aqui já acabaram e é pena ja que também me fizeram grande companhia em programas pos-laborais!!Heheh!!Fiz questão de lhes mostrar coisas que acho imperdiveis por aqui portanto levei-as a jantar onde costumo ir, a sair, a ir almoçar as ostras de Quinhamel e por fim, a ir a uma ilha!




Depois de chegarmos a conclusao que seria mesmo giro elas não irem embora sem ir a uma ilha, tive à busca de programas baratos e que fossem faceis de organizar, indicaram-me a Ilha de Bubaque e a Ilha de Rubane.
“Ha um ferryboat que sai todos as sextas e volta no domingo para Bubaque, optimo assim não ha a preocupaçao de ter que alugar um, e depois Bubaque é confuso mas barato e podem ir para Rubane que é uma ilha paradisiaca e que tem dois hoteis de luxo” – pareceu-me um programa optimo!
O sitio que me indicaram estava lotado mas arranjaram-me outro que diziam ser muito simples mas limpo. Vai daí e telefonei entao para o Sr Julio que me reservou 3 quartos.
Na sexta, ás 14h estavamos no porto de Bissau para apanhar o barco, que confusao!! Quando o barco chegou ainda nem sequer tinham vendido os bilhetes e de repente ve-se tudo a correr contra uns homens, entao o que era? Dois homens no meio do nada a vender os bilhetes, ou sejam, não ha cabine de venda, não ha uma fila e não ha o “vamos vender antes do barco chegar para depois ser uma coisa simples” mas isto tudo da sempre para a risada! Entretanto o barco chega e eu começo a dizer imensos adeus tipo titanic (não interessa se conheces diz so adeus) a achar que as pessoas que estavam la dentro iam sair do barco e não teria que me deparar com eles. Houve uma grupeta que respondeu imenso e riam e tudo o mais, não é que eles não sairam e nos entramos? Hahaha ou seja cheguei la acima e tinha a essa grupeta pronta para nos receber!
Depois da entrada confusa, entre cabras, galinhas, pessoas com toda a pressa do mundo chegamos à calmaria do ultimo andar!
Calmaria?? So no principio! O grupo que me respondeu aos adeuses, é um grupo de instrumentos de percussao e afins que decidiam a meio da viagem dar um pequeno espectaculo, as colunas tinham musica em alta voz e o alcool que se passeava por aqueles corpos era imenso, portanto a meio da viagem ja tudo dançava, ja tudo se falava... Eu cheguei a receber 6 laranjas de um Sr Fernando que dizia que eu ia ser a dentista dele. Enfim mil momentos engraçadissimos! E ainda vimos golfinhos, imensos e a darem grandes splashes.
A chegada foi outro momento muito confuso mas engraçado e confesso que me apanhou desprevenida depois das minhas outras viagens as ilhas, pois tinha muito gente mesmo, muito barulho, muita confusao como dizem “Bubaque é vida”. O Sr Julio telefona-me, vamos ter com ele e vamos vemos os quartos e casa de banho. Tinham uma cama, ventoinha, mosquiteiro e uma cadeira. E a casa de banho nao tinha agua canalizada, ou seja, nada de chuveiro e nada de autoclismo o que teve muita graça pois o Juan tinha-me perguntado “ O hotel tem agua quente?” foi um momento de pura risada!
No sabado andamos um bocadinho por Bubaque onde ja cumprimentavamos uma serie de pessoas devido a viajem do dia anterior e apanhamos entao um barquinho que nos levou ao Hotel luxuoso da Solange, onde podemos aproveitar o dia na praia com altas esprigacadeiras, a agua transparente, a Xana e Susana almoçaram no restaurante mas nos fizemos um picnic e acabamos por dedicidir jantar no hotel o que deu para aproveitarmos a piscina antes e depois uma viagem de barco à luz das estrelas.

No domingo o barco saiu as 10.30, nao deu para aproveitar o dia na praia mas foi uma viagem muito tranquila e bem passada com os nossos amiguinhos novos todos!

Quando chegamos a casa, a Flavia telefona-me e diz que tem uma coisa para mim: um dos musicos, o Fufana com quem tinhamo falado muito, enviou por eles um instrumento que eles costumam usar, tipo maracas! Foi emocionante, quase que chorei ;)

(não levei máquina, fotografias de Marcela, Alexandra e Susana)

No porto


Barco



Tudo a dançar vamozimbora!!!Sr Fernando que depois me ofereceu as laranjas

Grupo "Lengue Star" a dar um dos seus pequenos shows!

No fim da viagem ja eramos todos amigos ;)

Ilha de Rubane







Viagem de regresso a Ilha de Bubaque


Sem comentários:

Enviar um comentário