segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ilha de Orango

O f.d.s passado foi mais um f.d.s de um belo passeio com mais um presentinho de Natal que recebi (obrigada Tios!!): a Ilha de Orango esperava por mim!

Estava em pilhas para abalar, que xitex um f.d.s no paraíso! Como era feriado sexta, fomos logo de manhã com o bjectivo de chegarmos la antes do almoço e ainda aproveitarmos bem o dia. O plano era optimo no papel mas vamo lá ver o que se passou.

Acordar as 6.30 para ir apanhar o barco para Quinhamel! Quando é para ramboaida não me custa acordar cedo haha enfim lá fomos nós, 6 miúdas prontas para um mega f.d.s. O tempo parecia não estar muito amigo, mas também era cedo, não havia de ser nada... mas foi!









Ora pois bem, apanhamos o chamado “marão”, durante três horas o mar teimou em entrar para dentro do nosso barco, eu tinha apenas um polar (o impermeável onde está??contentor!!) que se transformou em 30 quilos de água salgada em cima do meu corpo. Os oculos de sol eram um verdadeiro saleiro e a minha cara uma salina... E assim se passaram 3 horas de frio, de desconforto, nem os pensamentos de um optimo f.d.s à porta me estavam a segurar para não desesperar!
Nunca foi tão bom ver “terra à vista”! Estava muito vento mas tudo isso deixou de importar depois das optimas boas vindas, de vermos o quarto, a imensidão do areal e de beber a melhor limonada que bebi até hoje, se bem que, já estava com medo da viagem de volta.








Ainda chegamos a horas de almoçar, fizemos uma prainha e demos cordas aos xanatos e fomos dar uma volta à ilha com o objectivo de vermos as salinas. Andamos, andamos até que perguntei ao Belmiro: ainda falta muito para as salinas? E ele, comicamente, respondeu, que estavamos nas salinas quase desde o princípio do passeio haha foi uma risada. Pois bem, mas foi um optimo passeio de fim de tarde, onde vimos macacos, pegadas de hipopotamos, um mega por do sol, senti-me em pleno Rei Leão ;) áfrica pura, vegetação sem fim e uma luz linda!




















Voltar, tomar banhoca, jantar e uma noite de jogos.

No sábado era suposto irmos fazer um passeio de barco bem cedo com o objectivo de chegar ao outro lado da ilha, que é enorme.  Estava muito vento e só conseguimos sair depois do almoço, confesso que estava tensa com este “ passeio de barco” que temia que se tornasse na segunda parte do “Terror em Mar Alto” mas não, foi um passeio muito bom, onde vimos 1001 aves diferentes, árvores lindas, a água parecia prata com o reflexo do sol, mais uma vez senti-me num filme da Disney “A Bela e o Monstro” hahah nada disso no Tarzan isso sim. Fartamo-nos de rir na viagem de barco e mais uma vez demos cordas aos sapatos e pusemo-nos à busca de uma lágoa onde poderiam haver hipos mas não encontramos nenhum, maaas tivemos na presença de um giboia que vinha em minha direcção, temi a minha vida...ou não! Nem percebi muito bem a situação. Este dia terminou mais uma vez com um jantar optimo, de risado do principio ao fim e com uma fogueira na praia, que mel! Foi espectacular ali no quentinho, ja com o polar seco, meinha de lã no pé, deitada a ver o céu e...adormecer ferrada!!




















No Domingo acordamos bem cedo para irmos visitar uma Tabanca. Custou a acordar mas não me arrependo nada…Nada mesmo.
Foi uma experiencia unica estar numa tabanca no meio de uma ilha em plena africa. Foi inexplicavel estar uma manhã naquele sitio onde são raros os brancos e os que eles vêm so estão de pasagem, não ha cá ONG´s, são so eles! Uma tabanca muito organizada, limpa e cheia de pessoas bem dispostas, calorosas, simpáticas e trabalhadoras.
Umas crianças choram entranhando a presença de brancos, outras seguem-nos pedindo para tirar fotografias ou simplesmente para receberem um abraço. Os olas e “Bom dia” são infinitos e os sorrisos atingem-nos a alma!
Fomos à estação de rádio, a um museu...e ainda fomos recebido pelo “Regulo” da tabanca que nos levou ao tumulo da Rainha Pampa, rainha que defendeu o povo contra os portugueses.
Têm escola desde o primária ate ao 9º e estão a construir o liceu... Enfim uma tabanca completa e eu não estou a conseguir transmitir 1/10...foi uma manha espectacular que ficará na minha memória para sempre!























No domingo ainda houve tempo para uma prainha, almoçar e dar de frosques. A viagem para cá foi nuito calma, cadé as ondas? O vento? Tinham abalado! Estava frio como ó raio mas o mar parecia um espelho e ainda presenciamos um mega fim de tarde.

No fim: grande fim-de-semana!!!

Na segunda, foi feriado o que achei optimo para dormir!!